Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Contextualização da instituição

São Martinho é uma das dez freguesias do concelho do Funchal. Foi criada no ano de 1579 a 3 de Março, possuí uma área de aproximadamente 810 hectares e está situada na região mais a oeste da cidade, a uma altitude de cerca 240 metros. Esta freguesia está delimitada pelas freguesias da Sé, S. Pedro e Sto António (a Este), pelo concelho de Câmara de Lobos (a Oeste), pelo mar (a Sul) e pela freguesia de Sto Amaro (a Norte).
Segundo dados da Direcção Regional de Estatística da Madeira (DRE), em 2001, a freguesia de S. Martinho abrangia uma população residente de cerca de 20.600 pessoas (aproximadamente 53% de mulheres e 47% de homens), sendo a população presente cerca de 26.700.
Parte da população desta freguesia dedica-se à actividade agrícola (cultivo da banana e uva), no entanto é a indústria hoteleira que tem mais peso na sua economia, uma vez que é nela que se encontra uma boa parte do parque hoteleiro da região, existindo ainda outras actividades tais como lacticínios, cimenteira, panificação, confecção de vestuário, indústria de alimentos e bebidas e indústria na área da construção civil.
Através da DRE, constatamos que existiam, em 2001, nesta freguesia, 8754 alojamentos, sendo que, por observação directa vemos que existe uma maior predominância de blocos de apartamentos e casas geminadas. Esta freguesia é caracterizada pela existência de dois bairros sociais: o Bairro da Nazaré e o Bairro da Ajuda. Existem ainda, vivendas, quintas e moradias em banda, pertencendo, na sua maioria, a particulares.
O Infantário Primaveras está integrado num meio tipicamente urbano, onde podemos ter acesso a diversos espaços comerciais, entre eles, padarias, bares, hipermercado, cabeleireiro, correio, bancos, restaurantes, ourivesarias, abastecimento de gás e combustível, lojas de pronto-a-vestir, sapatarias, ferragens, etc.
Ao nível da prestação de serviços, na freguesia de S. Martinho, podemos encontrar um centro de saúde, um lar de terceira idade, um centro de dia, um posto da polícia, uma praça de táxis, Regime de Guarnição 3 (RG3), etc.
A freguesia de S. Martinho dispõe de uma rede escolar que inclui, diversas creches e jardins-de-infância tais como Primaveras, Jardim-Escola João de Deus, o Carrocel, o Girassol, o Canto dos Reguilas, sete Escolas do 1º ciclo e a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, onde se leccionam os 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e o Ensino Secundário.
Estão sedeadas nesta freguesia algumas instituições do foro cultural tais como, o Grupo Folclórico de São Martinho, a Casa do Povo, as Bibliotecas “O Jardim” e “Gulbenkian, e a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de São Martinho. Na vertente desportiva, temos ainda o Clube Naval do Funchal, o Estádio dos Barreiros, campos polivalentes, Centro de ténis e Atletismo da Madeira e o pavilhão do CAB.
Como zonas de lazer nas proximidades da instituição, temos as levadas dos Piornais, Curral e Castelo, os complexos balneares do Lido, da Praia Formosa e da Ponta Gorda, entre outras.