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segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Avaliação




A avaliação de qualquer actividade pedagógica decorre das etapas propostas, e é uma etapa crucial, onde o educador, através do feedback das crianças, obtém informações sobre aspectos positivos e negativos do decorrer da mesma. É através da avaliação que o educador irá fazer sua auto-avaliação, assim como, diagnosticar dificuldades nas crianças e a pertinência da actividade (Pereira, Oswald & Assis).
Não deverão ser apenas as crianças a ser avaliadas, mas também, os processos e os modelos adoptados, pois, “o desempenho e as atitudes das crianças são extremamente influenciados pelas atitudes dos professores e pelo próprio contexto escolar, que é determinado pelos objectivos, normas e práticas de equipa pedagógica” (Pereira, Oswald & Assis, 1997: p. 95).
Concordamos que, “a avaliação é, então, um aspecto fundamental de qualquer proposta curricular; é, na verdade, parte integrante dessa proposta” (Pereira, Oswald & Assis, 1997, p. 94). Assim, ao fim do dia, após a interacção e observação das crianças, faremos o registo na tabela em anexo, a qual será um instrumento de avaliação.
Visto que, as diferentes áreas de conhecimento, estão interligadas, porque nesta fase as crianças não aprendem por áreas, mas através de experiências, a avaliação não irá debruçar-se apenas sobre a área do conhecimento do mundo e sim sobre todas elas, porque opinamos que uma actividade não se deverá fechar sobre uma área de conhecimento mas abrir o seu potencial às restantes.



                      Tabela 1 - Tópicos de avaliação das crianças




Para estimar a pertinência da nossa actividade, avaliamos as crianças seguindo a tabela anterior, não a tendo preenchido individualmente, mas sim, reflectindo estes pontos numa abordagem a todo o grupo. Assim, chegamos à conclusão que as competências que tínhamos proposto desenvolver, na generalidade, foram atingidas, nomeadamente, nas áreas de conteúdo abrangidas pelas orientações curriculares do ensino pré-escolar, preconizadas pelo Ministério da Educação.
Relativamente à Área de Formação Pessoal e Social, as crianças aceitaram as regras da actividade, mostraram responsabilidade, foram autónomos e colaboraram em toda a actividade. De apontar que apenas alguns não respeitaram o outro esperando pela sua vez de falar e agir, sendo que no caso de duas crianças foi necessário chamar à atenção constantemente.
Já na Área de Expressão e Comunicação, verificamos que algumas crianças não tinham a motricidade fina bem desenvolvida, algo que observamos aquando da manipulação dos objectos. No entanto, reconheceram as texturas, à excepção de três crianças que tiveram dificuldades neste conteúdo. Por outro lado, todos conheciam as cores.
Demonstraram ser largamente críticos perante as representações dos outros e usaram de forma apropriada os sentidos durante a actividade.
Ainda nesta Área, no domínio da abordagem à escrita, as crianças identificaram claramente as imagens, mostraram interesse pela história sabendo recontá-la, porém não mostraram interesse em conhecer o significado de textos escritos nomeadamente, as legendas das imagens. Já no domínio da matemática, souberam identificar e contabilizar os cinco sentidos, assim como, agrupar os materiais consoante o sentido correspondente.
Por fim, na Área do Conhecimento do Mundo, mostraram interesse em explorar os materiais disponibilizados em como, conhecer as suas características. Souberam relacionar esta experiência com outras do seu quotidiano, explicando, com entusiasmo, claramente situações paralelas.
No final da actividade constatamos, através de questões, que a larga maioria soube identificar e contabilizar, individualmente, todos os sentidos.

Webgrafia

consultado em [31.10.2009].


http://www.ajem.pt/infantario-primaveras, 
consultado em [31.10.2009].


http://estatistica.gov-madeira.pt/, 
consultado em [7.11.2009].


http://www.ine.pt, 
consultado em [25.11.2009].




Informação aos pais

No sentido de criarmos uma ligação com os pais, fizemos um panfleto que nos identifica e descreve a nossa actividade. Ilustrámo-lo com o objectivo de dar algum material aos pais para explicarem o tema às crianças, caso estas, mostrassem curiosidade.




Fotos da sala das Maravilhas - Infantário Primaveras


 Fotografia 1 - área de trabalho.



Fotografia 2 - área da casinha.



Fotografia 3 - placar na área de trabalho.



Fotografia 4 - Placar da área do tapete e dos livros.



Fotografia 5 - área do tapete.



Fotografia 6 - Placar de informações situado no corredor.