Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Caracterização da instituição

Através da consulta do Projecto Educativo de Estabelecimento e visita ao local, guiada pela directora, Drª Carla Chaves, reunimos dados informativos que nos permitiram fazer uma caracterização geral da instituição em questão.
O Infantário Primaveras é uma instituição de educação pré-escolar, que recebe crianças desde os 4 meses até aos 5 anos de idade. Este estabelecimento de índole privado pertence à Associação de Jovens Empresários da Madeira (AJEM) e, o edifício que o acolhe, foi construído de raiz, à cerca de 15 anos, numa quinta antiga, para o efeito a que se destinava.

A valência creche é constituída por três salas: Berçários I e II (sala dos Mimos), Berçário III (sala dos Girassóis) e duas salas de Transição (sala das Violetas e sala das Rosas) e a valência jardim-de-infância é constituída por quatro salas: a sala das Papoilas A e B (3 anos), a sala das Maravilhas (4 anos) e a sala dos Trevos (5 anos). Ao todo, a instituição alberga 128 crianças distribuídas pelas diferentes salas, sendo a maioria do sexo masculino.

Os Berçários I e II têm neste momento 18 crianças ao todo e têm a particularidade de realizar as actividades em comum, no entanto, dormem em salas diferentes visto que, nesta altura, possuem horários de sono diferentes.

Ao nível dos recursos materiais, o Infantário Primaveras usufrui de dois edifícios, a casa-mãe onde funciona o jardim-de-infância e uma das salas de transição e um novo edifício que foi construído com o apoio da Secretaria Regional de Educação e da AJEM, onde funciona a creche.

Este último edifício, de construção mais recente, tem dois pisos e, enquanto que, o piso inferior (rés-do-chão), está equipado com uma cozinha, uma despensa, um refeitório para o pessoal, uma lavandaria, uma sala de descanso, uma sala de costura, duas casas de banho, dois vestiários e um quarto de arrumação, no 1.º piso podemos encontrar três salas de actividade pedagógica, um polivalente, uma copa, uma arrecadação e duas casas de banho (uma para adultos e outra para crianças com duas bancadas para muda de fraldas). Ainda, anexamente a este edifício temos um espaço no exterior com uma pequena zona coberta que abrange o polivalente e a sala de transição.

Relativamente ao edifício mais antigo, a casa-mãe, podemos observar que, no rés-do-chão funcionam um refeitório, uma sala de actividades pedagógicas, uma sala de computadores, uma arrecadação e duas casas de banho. No andar imediatamente superior, podem ser usufruídas quatro salas de actividades pedagógicas e duas casas de banho. No 3.º piso encontra-se o gabinete da Directora Pedagógica, sendo o local de eleição para reuniões da equipa pedagógica.

Ao nível dos espaços exteriores, encontramos um pátio coberto e outro descoberto e ainda, um jardim relvado.

Como recursos humanos, esta instituição dispõe de uma directora pedagógica, nove educadoras e um educador, dezasseis auxiliares de acção educativa, quatro auxiliares de serviços gerais, um auxiliar de economato, três cozinheiras, uma operária de lavandaria e um encarregado. Cada um destes funcionários tem diferentes funções e horários tabelados que se encontram no Projecto Educativo do Estabelecimento.

Na generalidade, na creche, as crianças contam com o cuidado de duas educadoras e de duas auxiliares de educação enquanto que, no jardim-de-infância, cada grupo conta com apenas uma educadora responsável e duas auxiliares de educação. Algumas das salas contam com o apoio de três auxiliares, dependendo esta questão do número de crianças na sala.

A instituição possuí um horário limite para chegada das crianças sendo que, no jardim-de-infância as crianças têm de chegar até às 9:00/9:30 enquanto que, na creche, as crianças têm uma maior tolerância, até cerca das 11:00.