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sábado, 7 de novembro de 2009

Metodologia pedagógica

Fomos informadas, pela educadora, que esta não segue uma metodologia específica e que considera muito importante o brincar na aprendizagem.

Observamos porém, que os conteúdos são dados separadamente por áreas isto é, durante algumas semanas, é trabalhada uma determinada área, como a matemática, por exemplo, posteriormente é trabalhada uma outra área, como as expressões ou a iniciação à escrita.

As actividades são, normalmente, realizadas com o grupo dividido, uma parte trabalha o tema proposto enquanto a outra parte brinca, depois trocam. Isto acontece devido às limitações ao nível do espaço da sala.

Projecto de sala

Na altura em que está a ser preparada a actividade, o projecto de sala encontra-se em fase de construção, no entanto, observamos que neste momento estão a trabalhar a área da matemática, nomeadamente os números até 5. Foi-nos dito, que o projecto de sala, em princípio, basear-se-á em conteúdos ao nível das expressões.

Projecto Educativo do Estabelecimento - Crescendo com valores

Cada vez mais, nos dias que correm, os pais têm menos tempo para passar com os filhos devido à sociedade que se torna cada vez mais industrializada aumentando a necessidade de trabalhar para manter a qualidade de vida. Outra das situações possíveis é o aumento do desemprego, as separações e os divórcios, aumentando por sua vez, a instabilidade ao nível dos núcleos familiares que são cada vez mais restritos. Isto faz com que as crianças não convivam com os demais familiares, como os tios, primos ou avós gerando um certo individualismo e fazendo com que, cada vez mais, as crianças frequentem a instituição escolar durante mais tempo. A escola já não serve apenas como um local onde vamos apenas para aprender, é sim um local onde os pais delegam grande parte da educação que, antigamente era dada em casa.
Além disto, a falta de tempo para conviver com os filhos é, muitas vezes, compensado com bens materiais podendo gerar conflitos interiores na criança, o que muitas vezes as pode confundir os valores materiais com os valores humanos, tais como a solidariedade, a partilha, responsabilidade, honestidade, justiça, paciência, compaixão tolerância etc.
O Projecto Educativo deste Estabelecimento, Crescendo com valores, com a duração provável de 2008/2009 – 2010/2011, nasceu para responder a uma necessidade proveniente do dia-a-dia das crianças. Começou-se a ver que estas tinham muita dificuldade em partilhar ou em ser solidário com o outro, dando mais valor ao bem material e sendo pouco tolerantes ou pacientes com os colegas.
O nosso projecto, Sentir e Viver para Crescer, não se insere directamente neste projecto. Este adveio de uma outra necessidade por parte das crianças, o conhecimento do seu próprio corpo e, uma vez que estas encontram-se numa fase de grande exploração, reconhecer os sentidos que lhes permitem fazê-lo. Consideramos importante a exploração deste tema, pois fomos informadas de que este nunca foi abordado anteriormente.
No entanto, temos o projecto educativo sempre presente, na medida em que uma das actividades (a história O meu tapete preferido) foca com grande ênfase num desses valores, a amizade e que, no decorrer das actividades, teremos em conta valores que queremos transmitir às crianças, tais como, a paciência, responsabilidade e a tolerância, fazendo-os compreender as atitudes do outro.

Caracterização do grupo de crianças

Através das fichas de individuais das crianças, pudemos constatar que a sala das Maravilhas é constituída por 16 crianças de 4 anos, sendo 9 do sexo masculino e 7 do sexo feminino. A maioria destas crianças provém do Funchal, no entanto, 1 das crianças vem de Ribeira Brava, 1 de Câmara de Lobos e outras 2 de Santa Cruz.
Observamos que, este grupo engloba duas crianças de nacionalidade estrangeira, nomeadamente, brasileira e inglesa. Contudo, estas crianças interagem e comunicam sem dificuldades tanto entre colegas, como com adultos. 
Fomos informadas pela educadora da sala que nenhuma das crianças possui necessidades educativas especiais, no entanto observámos que duas delas, do sexo feminino, demostraram dificuldades significativas em relação ao restante grupo, nomeadamente, ao nível de reconhecimento dos numerais até 5 e a sua sequência, da relação número / quantidade e das cores.
No geral, são crianças, muito activas, participativas, comunicativas, sendo extremamente receptivas à nossa presença.