Hoje tivemos reunião com a professora Guida Mendes, cujo objectivo foi o esclarecimento de dúvidas, sendo dada orientação tanto ao nível teórico como ao nível prático (blog e actividade prática). Esta orientação permitiu-nos ainda, compreender em que ponto da situação nos encontramos.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Competências adquiridas necessárias para realizar a actividade
As crianças aprendem e desenvolvem-se a ritmos diferentes, no entanto, existem capacidades e desenvolvimentos característicos para cada idade. Geralmente nesta fase, dos 4 anos, as crianças estão a tornar-se mais autónomas, não só a nível da motricidade como também cognitivo. Começam a fazer muitas perguntas e a testar as suas próprias capacidades sendo que, “as crianças em idade pré-escolar são, por natureza, exploradoras activas de objectos” (Hohmann, Banet e Weikart, 1995: p. 179).
Através de observação participada constatamos que as crianças possuem as seguintes capacidades, necessárias a esta actividade:
- Consciência do corpo;
- Conhecimento de diferentes alimentos;
- Conhecimento de diferentes materiais;
- Linguagem oral;
- Controlo da motricidade geral;
- Capacidades cognitivas e de raciocínio;
- Capacidade de concentração.
Plano da actividade
Tabela 2 - Plano de actividade - parte I
Tabela 2 - Plano de actividade - parte II
Tabela 2 - Plano de actividade - parte III
Enquadramento curricular
Áreas de conteúdo
Esta actividade insere-se nas orientações curriculares para a educação pré-escolar, nomeadamente na área de conhecimento do mundo, e pretende que as crianças aprofundem “determinados conhecimentos sobre o funcionamento dos diferentes órgãos do corpo, as características que distinguem os alimentos, etc” (Orientações curriculares, 1997, p. 84).
Objectivos gerais
- Promover o reconhecimento das diferentes partes do corpo;
- Promover o reconhecimento dos cinco sentidos;
- Desenvolver técnicas de classificação.
Objectivos específicos
- Promover a estimulação sensorial;
- Promover a estimulação auditiva;
- Promover a estimulação visual;
- Promover a estimulação do olfacto;
- Promover a estimulação do tacto;
- Desenvolver capacidades de classificar, distinguir e identificar;
- Desenvolver a percepção da relação causa/efeito;
- Desenvolver capacidades de exploração.
Assinar:
Postagens (Atom)