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quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Reunião com a professora Guida Mendes

Hoje tivemos reunião com a professora Guida Mendes, cujo objectivo foi o esclarecimento de dúvidas, sendo dada orientação tanto ao nível teórico como ao nível prático (blog e actividade prática). Esta orientação permitiu-nos ainda, compreender em que ponto da situação nos encontramos.

Competências adquiridas necessárias para realizar a actividade

As crianças aprendem e desenvolvem-se a ritmos diferentes, no entanto, existem capacidades e desenvolvimentos característicos para cada idade. Geralmente nesta fase, dos 4 anos, as crianças estão a tornar-se mais autónomas, não só a nível da motricidade como também cognitivo. Começam a fazer muitas perguntas e a testar as suas próprias capacidades sendo que, “as crianças em idade pré-escolar são, por natureza, exploradoras activas de objectos” (Hohmann, Banet e Weikart, 1995: p. 179).
Através de observação participada constatamos que as crianças possuem as seguintes capacidades, necessárias a esta actividade:

  • Consciência do corpo;
  • Conhecimento de diferentes alimentos;
  • Conhecimento de diferentes materiais;
  •  Linguagem oral;
  • Controlo da motricidade geral;
  • Capacidades cognitivas e de raciocínio;
  • Capacidade de concentração.


Plano da actividade

Tabela 2 - Plano de actividade - parte I


Tabela 2 - Plano de actividade - parte II


Tabela 2 - Plano de actividade - parte III




Enquadramento curricular

Áreas de conteúdo
Esta actividade insere-se nas orientações curriculares para a educação pré-escolar, nomeadamente na área de conhecimento do mundo, e pretende que as crianças aprofundem “determinados conhecimentos sobre o funcionamento dos diferentes órgãos do corpo, as características que distinguem os alimentos, etc” (Orientações curriculares, 1997, p. 84).

Objectivos gerais

  • Promover o reconhecimento das diferentes partes do corpo;
  • Promover o reconhecimento dos cinco sentidos;
  • Desenvolver técnicas de classificação.


Objectivos específicos

  • Promover a estimulação sensorial;
  • Promover a estimulação auditiva;
  • Promover a estimulação visual;
  • Promover a estimulação do olfacto;
  • Promover a estimulação do tacto;
  • Desenvolver capacidades de classificar, distinguir e identificar;
  • Desenvolver a percepção da relação causa/efeito;
  • Desenvolver capacidades de exploração.