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sábado, 5 de dezembro de 2009

Auto-avaliação: reflexão sobre a actividade

A auto-avaliação é um momento importantíssimo, onde podemos reflectir sobre vários aspectos que envolvem vários intervenientes, tanto a nós que planeamos com também as crianças, as quais inconscientemente vão-nos fornecer dados para reflectirmos sobre o nosso trabalho. Como ponto de partida para essa reflexão e consequentemente a realização da nossa autoavaliação, temos a seguinte tabela, elaborada segundo os objectivos a que nos propusemos. Esta contém diversos tópicos desde a planificação até ao interesse e motivação demonstrados pelas crianças. Através de um clique com o rato, sobre a tabela, é possível ampliar a imagem, para uma melhor visualização.

  Tabela 3 - Tabela da auto-avaliação

           Após reflectirmos sobre a avaliação das crianças, podemos proceder à nossa auto-avaliação. No âmbito da planificação, esta aconteceu conforme a ordem delineada previamente, no entanto decorreu num tempo inferior ao previsto e desta forma tivemos oportunidade de realizar a totalidade da actividade na parte da manhã (10:30 às 12:00).

Através desta situação concluímos que não necessitávamos de tanto tempo como o planeado para esta actividade, no entanto, estávamos conscientes que qualquer actividade planeada tem de ser flexível, não tendo sido, esta situação um entrave à nossa prestação. De salientar, que tal ocorreu, devido ao bom comportamento e participação das crianças (ao qual não assistimos durante as observações anteriores), assim como o facto de o grupo que, habitualmente, é de 16 crianças, nesse dia, estar reduzido a 12.

Como o número de crianças durante a actividade era superior ao previsto, uma vez que a actividade deveria ser realizada em dois grupos na parte da tarde, não consideramos, no momento, adequado trabalhar na mesa de actividades, como previsto, pois esta tem a capacidade máxima de 8 crianças. Desta forma, decidimos realizar a actividade no tapete.

Outro dos factores que interveio na planificação, foi o facto de a educadora ter-nos pedido, no dia da actividade, para tentarmos realizar o programado durante a parte da manhã, visto esta estar envolvida nas decorações de natal da instituição, na parte da tarde.

De apontar que, no decorrer da actividade, tomamos atitudes de forma a garantir o bom funcionamento da mesma e a organização das crianças, como por exemplo, retirar duas crianças do grupo principal, colocando-as junto a nós.

Em relação à preparação e organização da actividade, verificamos que não ocorreram falhas, na medida em que os materiais foram adequados, em número suficiente para todas as crianças experimentarem à vontade e entraram na sala apenas no momento certo (na hora em que foram necessários, mantendo o efeito surpresa, despertando a curiosidade, motivação e evitando a exaltação precoce).

Os materiais foram adequados, uma vez que, não provocaram incidentes, não comprometendo a segurança das crianças e o funcionamento normal da sala, além de que, através destes, as crianças apreenderam as diferentes formas de sentir/conhecer os objectos, compreendendo o funcionamento do próprio corpo.

Consideramos que o método foi adequado, pois este tema, no nosso ponto de vista, não podia ser tratado numa outra abordagem que não contemplasse a acção. Todas as crianças tiveram a oportunidade de explorar individualmente e de forma activa todos os objectos e, consequentemente, os seus próprios sentidos, revelando, no final, a aquisição dos conteúdos programados.

O tema escolhido revelou ter um grande potencial ao nível educativo, nomeadamente ao nível do Conhecimento do Mundo (sendo uma base para futuras aquisições), mais concretamente a compreensão das partes que compõem o corpo e quais as suas funções.  

Relativamente à história, as crianças envolveram-se, mostrando-se interessadas e entusiasmadas, participando activamente, realizando gestos e sons orientados no decorrer da mesma. Posteriormente, na realização do jogo, mostraram-se interessadas em participar e em compreender o que estava a ser realizado.

Mediante esta reflexão podemos concluir que, para além desta experiência ter sido extremamente benéfica no âmbito da nossa formação, foi positiva para as crianças alvo. Em suma, consideramos que, na globalidade, a actividade correu bem, sendo extremamente produtiva.