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sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Enquadramento teórico

Defendemos que qualquer um dos temas trabalhados no jardim-de-infância, tal como o que aqui estamos a trabalhar, só faz sentido para as crianças se estas o poderem comprovar/testar. Na abordagem High/Scope “o papel do adulto é apoiar e guiar as crianças através das aventuras e das experiências que integram a aprendizagem pela acção” (Hohmann & Weikart, 2003, p. 1)
Já há cerca de um século atrás “Maria Montessori, por exemplo, insistiu que nas suas experiências com crianças encontrou maior receptividade na aprendizagem que envolvia o sistema sensorial, como a aprendizagem de cores, formas, sons e texturas, entre as idades de dois anos e meio a seis do que em qualquer outra altura” (Eyken, 1976, p. 54).
“O conceito piegetiano de acção inclui tanto o comportamento motor evidente, como os processos mentais internos. O uso do termo “acção” para referir tanto a actividade mental, como a actividade física, não é um acidente semântico; Piaget acredita que ambas estão indissoluvelmente relacionadas. (…) No caso das crianças em idade pré-escolar, tem, geralmente, um componente sensório-motor – movimento, audição, procura, tacto, manipulação” (Hohmann, Banet & Weikart, 1995, p. 174).
Assim, a actividade que propomos privilegia a acção, pois, é através das experiências com os sentidos, que as crianças, nesta fase, adquirem os conhecimentos e assim tomam maior consciência sobre o funcionamento do próprio corpo através de actividades/jogo.
“Para Piaget, o jogo é a construção do conhecimento, pelo menos durante os períodos sensório-motor e pré-operatório” (Kamii, 1996, p. 27). Estando, neste caso, as crianças em estudo no 2º estádio de desenvolvimento de Piaget, o pré-operatorio, que engloba as crianças dos 2 aos 7 anos.
Segundo Papalaia & Olds a criança que se encontra neste estádio “pode usar símbolos para representar objectos, lugares e pessoa, sua mente pode ir acima do aqui e agora (…), movimenta o corpo para perseguir metas concretas (…) age não necessariamente de um modo motor. Seus processos mentais são activos, mas também, pela primeira vez, são reflexivos” (Papalaia & Olds, 1981, p. 223).

Actividade pedagógica

Segundo Papalia, Olds & Feldman (2001), “As crianças têm capacidades sensoriais presentes ao nascimento, e mesmo ainda no útero, desenvolvem-se rapidamente nos primeiros meses de vida”, o desenvolvimento do tacto, do olfacto, do paladar e da audição iniciam-se ainda no interior no útero materno, sendo a visão o sentido menos desenvolvido ao nascimento.
A actividade que iremos desenvolver no dia 03 de Dezembro de 2009, no Infantário Primaveras, na sala das Maravilhas, 4 anos, incide sobre os 5 sentidos, nomeadamente, olfacto, paladar, audição, visão e tacto. A escolha deste tema recaiu sobre o facto de que “uma criança pequena aprende o que é um objecto, explorando-o (…) tocando-lhe, vendo-o de ângulos diferentes, cheirando-os, tomando-lhe o gosto, ouvindo-o” (Hohmann, Banet & Weikart, 1995, p. 178).
Após conversarmos com a educadora responsável pelo grupo, constatámos que estas crianças ainda não tinham trabalhado este tema, e consideramos crucial e necessário que estas compreendam o papel que os sentidos têm no seu dia-a-dia. Assim, pretende-mos criar a oportunidade de estas explorarem activamente com todos os sentidos, pois, é de extrema importância que conheçam e compreendam melhor os órgãos que lhes permitem construir o seu próprio conhecimento. 
Esta actividade decorrerá na parte da manhã e à tarde, onde de manhã será contada uma história que aborda o tema, durante a qual faremos perguntas de forma a estimular as crianças a reflectir e participar relatando experiências próprias.
Na parte da tarde e com as crianças divididas em dois grupos (sendo o primeiro composto por sete crianças e o segundo por nove, enquanto um deles elabora a actividade o outro está na actividade extra-curricular de informática), serão feitas actividades práticas com o propósito de estas poderem explorar e compreender os seus sentidos, ouvindo sons, provando alimentos, tocando diferentes texturas, testando a visão e cheirando aromas. Porque, “tal como o corpo requer alimento para permitir o seu desenvolvimento físico e tal como uma dieta equilibrada é essencial para o crescimento normal, assim as novas experiências são um requisito para o intelecto” (Pringle, 1983,  p. 156).
Posteriormente, será realizado um jogo. Composto por um cartaz, com a representação de uma menina e um menino, e cartões com os alimentos e objectos explorados. Estes cartões com velcro, ficarão em cima da mesa de actividades onde estaremos com as crianças e virados ao contrário, para que cada criança retire um cartão e coloque-o no cartaz, fazendo-o corresponder a uma parte do corpo que representa um sentido. Em cada cartão está escrito a nome do objecto representado, com o intuito de despertar o interesse das crianças para os símbolos escritos (factor importante para uma futura iniciação à leitura).
A actividade contempla várias fases que se complementam e decorrerão pela seguinte ordem:
História:
·         Hora do conto.
·         Associar as vivências das sensações da história no seu dia-a-dia.
·         Simular as sensações descritas na história.
·         Relaxar com a música.

Na parte da tarde, a exploração dos sentidos será realizada seguindo uma determinada ordem, começando com os sentidos que nos permitam analisar diferentes materiais enquanto estamos sentados na mesa.  Sendo então a audição o último, pois como nós nos levantaremos para ligar a música, as crianças também o poderão fazer para se exprimirem ao som da mesma.
Visão:
·         Perguntar como se vê as coisas.
·         Lupa.
·         Espelho.


Olfacto
·         Perguntar como cheiramos.
- Cheiros agradáveis – sabonete.
- Cheiros desagradáveis – vinagre.
             Pedir exemplos de outros cheiros agradáveis e desagradáveis.
Paladar:
·         Tapar os olhos e saborear os alimentos dizendo as características de cada um.
- Doce – chocolate.
- Salgado – batata frita.
- Ácido - limão.
Tacto:
·         Sentir as diferentes texturas e comentar.
- Macio – Peluche e plasticina.
- Áspero – Lixa e porco-espinho.
Audição:
·         Compreender os sons baixos e altos.
- Sons agradáveis – Música da história.
- Sons desagradáveis – Despertador.
·         Falta de audição – Idosos.
Por fim, será realizado o jogo anteriormente descrito para que possamos averiguar os conhecimentos que as crianças adquiriram.

                      Figura 2: Imagem do jogo
Este cartaz/jogo, (ver figura 2), tendo em conta os materiais usados para a sua construção (cartolina Bristol de dimensão A1 (60 x 85 cm), cartolinas coloridas, imagens plastificadas e velcro para a colocação das imagens), poderá ser utilizado em outros dias caso as crianças manifestem interesse. Por isso, e porque também poderá ser um instrumento de trabalho para outras salas, iremos cedê-lo à sala das maravilhas após concluída a nossa actividade no dia 3 de Dezembro.
Por fim, salientamos o facto de este tema, os 5 sentidos, poder ser trabalhado com actividades complementares a esta, nos dias subsequentes, as quais facilitariam a consolidação dos conhecimentos adquiridos. Sendo exemplo de uma dessas actividades a ficha em anexo (ver anexo 1), na qual as crianças fazem corresponder um objecto/alimento a cada um dos sentidos, e depois pintam os desenhos. Outro ainda, seria um jogo de memória construído com as mesmas imagens utilizadas no cartaz, entre outros.

Actividades extra-curriculares

Nesta instituição, o pagamento da mensalidade já incluí determinadas actividades extra-curriculares, tais como a informática (a partir dos 4 anos) e o inglês. As demais actividades, tais como, a música, a motricidade e a natação são pagas à parte, isto é, dependem do facto dos pais estarem interessados ou não que os filhos frequentem estas actividades.
As actividades extra-curriculares para a sala das Maravilhas (sala dos 4 anos), estão planeadas da seguinte forma:


Segunda-feira:
10:45 – 11:15             Expressão motora (educadora)
15:30 – 16:15             Natação


Terça-feira:
15:45 – 16:30             Motricidade


Quarta-feira:
11:00 – 12:00             Inglês
15:30 – 16:30             Natação


Quinta-feira:
15:00 – 15:30             Música
15:45 – 16:45          1.º grupo de Informática (10 crianças)
16:45 – 17:45             2.º grupo de informática (6 crianças)


Sexta-feira:
15:45 – 16:30             Motricidade